terça-feira, 4 de junho de 2013



Fui aprender a ler e escrever na escola com meus professores. Lembro-me do primeiro livro que li: Meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos. Foi emprestado pela minha professora de 3ª série, do antigo primário.

Já havia muitas histórias que conhecia, pois meu avô, apesar de analfabeto, passava boas horas antes do anoitecer, contando histórias para mim e meus irmãos, enquanto nos esquentávamos a beira de um fogão de lenha. Era muito gostoso.

Hoje, faço as leituras necessárias para me manter informada, mas acho muito importante ler, pois a leitura enriquece nosso conhecimento e amplia nossa concepção de mundo.

Concordo com J. C. Violla que diz: “A leitura ajuda a concentração, me leva para dentro, me acalma e me alimenta espiritualmente.”
 
LUIZA HELENA S. R. ALEIXO

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive incentivo à leitura quando era pequeno, meus pais sempre trabalharam fora e eu ficava em casa assistindo televisão ou jogando videogame, eu era uma criança, e que criança prefere um livro a um videogame? Eu achava os livros muito chatos, me davam sono e eu não tinha paciência.
    O primeiro livro que li foi A Ilha Perdida, da coleção Vaga-Lume, fui incentivado pela minha tia, e foi com esse livro que eu descobri o mundo da leitura, e isso aconteceu quando eu ja tinha meus 10 anos de idade. Minha primeira peofessora que me incentivou, e me cobrou para ler um livro, foi na 7ª série, onde eu tive que ler o livro e fazer um resumo sobre a história, lembro que escolhi "Os 12 Trabalhos de Hércules" de Monteiro Lobato, foi maravilhoso.

    Estou tentando fazer com que meus alunos do 6º ano tenham curiosidade para entrar na biblioteca, olhar os livros, e quem sabe pegar um emprestado. Todas as semanas eu separo uma aula, normalmente depois do intervalo ou a última, porque eles estão mais agitados, e leio um livro para a sala. E eu estou conseguindo retorno, eles me perguntam se nessa semana vai ter a "hora do livro", e pra mim foi o máximo quando uma aluna veio me mostrar um livro que ela estava lendo porque eu comecei a ler na sala.
    Pode ser só um aluno, mas ja é um aluno!

    ResponderExcluir