sábado, 15 de junho de 2013

Analisando a Porcentagem

Pedro guardou 12% de seu salário na poupança. Sabendo que o salário de Pedro é de R$ 1500,00, quanto ele aplicou na poupança?

Solução: Segundo o problema, Pedro guardou 12% de 1500 na poupança. Assim, teremos:

12% de 1500 = 12% × 1500

O cálculo fica da seguinte forma:

12% × 1500 = 0,12 × 1500 = 180

Resposta: Pedro guardou R$ 180,00 na poupança.


Plano de Aula (5ª Série/6º Ano)
 
¢Tema: Porcentagem, Fração, Número Decimal
¢Conteúdo: Problema com Porcentagem
¢Habilidade:
  - Interpretar e identificar as operações matemáticas, números decimais, frações e porcentagem;
           - Fazer conversão de porcentagem para número decimal;
           - Calcular o valor poupado onde tem que saber a operação matemática de multiplicação de números decimais;

Objetivos:
¢Aprender a interpretar problemas de matemática;
¢Identificar qual das operações matemáticas deve ser aplicada na resolução de problemas;
¢Executar cálculos com frações para achar a porcentagem;

Justificativa:
                  Os alunos tem dificuldade em ler e estrutura um problema que envolva as operações matemáticas, números racionais, decimais e frações pelo fato de ter deficiência nos anos de estudos passados. Dessa forma, iremos montar um problema onde indicaremos os pré-requisitos necessários para que se possa ser trabalhado em sala de aulas essas deficiências nos estudos.

Estratégia: 

¢1° passo:
                 Interpretar o problema: Pedro guardou 12% de R$ 1.500,00 na poupança;
¢2° passo:
                 Percurso para resolução: 
¢                        1 - Transformar os 12% em número decimal: 12/100 = 0,12     
¢                        2 - Multiplicar o número 0,12 por 1500: 0,12 x 1500 = 180
                        De acordo com as competências H01, H02, e H03, podemos identificar e reconhecer os números decimais quando fazemos a conversão de porcentagem para número decimal. E também executamos os cálculos multiplicando o número real por número decimal, isso de acordo com as competências H10, H15 e H16.

Recursos:

¢Lousa;
¢Giz;
¢Caderno;
¢Lápis;
¢Borracha;

Avaliação 

¢ Será avaliado o desempenho do aluno no decorrer do exercício;
¢ Recuperação continuada;

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