Pedro guardou 12% de
seu salário na poupança. Sabendo que o salário de Pedro é de R$ 1500,00, quanto
ele aplicou na poupança?
Solução: Segundo o
problema, Pedro guardou 12% de 1500 na poupança. Assim, teremos:
12% de 1500 = 12% × 1500
O cálculo fica da seguinte forma:
12% × 1500 = 0,12 × 1500 = 180
Resposta: Pedro guardou R$ 180,00 na poupança.
12% de 1500 = 12% × 1500
O cálculo fica da seguinte forma:
12% × 1500 = 0,12 × 1500 = 180
Resposta: Pedro guardou R$ 180,00 na poupança.
Plano de Aula (5ª Série/6º Ano)
¢Tema:
Porcentagem, Fração, Número Decimal
¢Conteúdo:
Problema com Porcentagem
¢Habilidade:
- Interpretar e
identificar as operações matemáticas, números decimais, frações e porcentagem;
- Fazer conversão de porcentagem
para número decimal;
- Calcular o valor poupado onde tem
que saber a operação matemática de multiplicação de números decimais;
Objetivos:
¢Aprender
a interpretar problemas de matemática;
¢Identificar
qual das operações matemáticas deve ser aplicada na resolução de problemas;
¢Executar cálculos com
frações para achar a porcentagem;
Justificativa:
Os alunos tem dificuldade em ler e estrutura um problema
que envolva as operações matemáticas, números racionais, decimais e frações
pelo fato de ter deficiência nos anos de estudos passados. Dessa forma, iremos
montar um problema onde indicaremos os pré-requisitos necessários para que se
possa ser trabalhado em sala de aulas essas deficiências nos estudos.
Estratégia:
¢1° passo:
Interpretar o problema: Pedro guardou 12% de R$
1.500,00 na poupança;
¢2° passo:
Percurso para resolução:
¢
1 - Transformar os 12% em número decimal: 12/100
= 0,12
¢
2 - Multiplicar o número 0,12 por 1500: 0,12 x 1500 =
180
De acordo com as competências H01, H02, e H03,
podemos identificar e reconhecer os números decimais quando fazemos a conversão
de porcentagem para número decimal. E também executamos os cálculos
multiplicando o número real por número decimal, isso de acordo com as
competências H10, H15 e H16.
Recursos:
¢Lousa;
¢Giz;
¢Caderno;
¢Lápis;
¢Borracha;
Avaliação
¢ Será avaliado o
desempenho do aluno no decorrer do exercício;
¢ Recuperação
continuada;
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